Whatsapp

Forno de Pizza

  • joseantonio010

Que tipo de lenha usar num Forno de Pizza?

Atualizado: 17 de Out de 2021

Veja quais são os tipos de lenha mais comuns, suas características e diferenças.




Existem, basicamente, duas categorias para os tipos de lenha: as de baixa densidade e as de alta densidade.

Lenha de alta densidade:

Alguns exemplos de lenha de maior densidade são: o carvalho, azinho, ulmeiro, faia e etc. Por queimarem mais lentamente, continuam produzindo calor por mais tempo, rendem mais e tem menos necessidade de reabastecimento.

Lenha de baixa densidade:

Eucalipto, abeto, choupo, e etc. Queimam com mais facilidade atingindo altas temperaturas mais rápido, porém, necessita de reabastecimento com mais frequência.

As lenhas de faia e carvalho são ótimas! Por produzirem aromas agradáveis que dão a sua pizza um sabor sem igual, são as preferidas de muitos pizzaiolos. Porém, não são tão facilmente comercializadas.

Sendo o Eucalipto a lenha mais comum em nosso país, a maioria adere a essa opção por serem mais baratas e fáceis de encontrar com a certificação do Ibama, e são ótimas para produção de calor.


Nunca utilize madeiras coletadas de demolição ou coisas similares, elas podem conter resíduos tóxicos e não são permitidas por lei.


Opte por madeiras menos resinosas, já que a resina pode dar um amargor indesejável nas pizzas e ainda geram resíduos que dificultam a limpeza e manutenção de seu forno.

Utilize lenha seca e autorizada pelos órgãos reguladores. Certifique-se de que o teor de umidade esteja abaixo de 15% (a umidade faz com que se produza muita fuligem, alcatrão e pouca chama).

Briquetes ou Lenha Ecológica:

O Briquete, conhecido também como Lenha Ecológica, é feito a partir de resíduos de madeira altamente compactados, como: serragem, casca de arroz, palha de milho, bagaço de cana e etc. Conferindo melhor eficiência energética, maior temperatura de chama e regularidade térmica.

Há inúmeras vantagens em se utilizar a lenha ecológica (ou briguete) como combustível para seu forno a lenha. Além de ser mais barato, tem um poder de calor 2x maior do que a lenha convencional e produz menos fumaça, por ser bem mais seco do que a lenha comum.

O Briquete é produzido num tamanho padrão, vem ensacado e muito mais limpo do que a lenha. Dessa forma, consegue-se organizar melhor seu espaço e manter a higiene com mais facilidade. Somando a tudo isso, sua empresa ainda está contribuindo com o meio ambiente por usar algo ecologicamente correto e liberado pelo Ibama.




#lenha #pizzanalenha #fornoalenha #assarpizza

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(11)  2374-7206