top of page
Whatsapp
  • joseantonio010

Que tipo de lenha usar num Forno de Pizza?

Atualizado: 4 de out. de 2022

Veja quais são os tipos de lenha mais comuns, suas características e diferenças.




Existem, basicamente, duas categorias para os tipos de lenha: as de baixa densidade e as de alta densidade.

Lenha de alta densidade:

Alguns exemplos de lenha de maior densidade são: o carvalho, azinho, ulmeiro, faia e etc. Por queimarem mais lentamente, continuam produzindo calor por mais tempo, rendem mais e tem menos necessidade de reabastecimento.

Lenha de baixa densidade:

Eucalipto, abeto, choupo, e etc. Queimam com mais facilidade atingindo altas temperaturas mais rápido, porém, necessita de reabastecimento com mais frequência.

As lenhas de faia e carvalho são ótimas! Por produzirem aromas agradáveis que dão a sua pizza um sabor sem igual, são as preferidas de muitos pizzaiolos. Porém, não são tão facilmente comercializadas.

Sendo o Eucalipto a lenha mais comum em nosso país, a maioria adere a essa opção por serem mais baratas e fáceis de encontrar com a certificação do Ibama, e são ótimas para produção de calor.




Nossos fornos tem alta performance de temperatura ao utilizar lenha. Conheça nosso Forno Clássico!




Nunca utilize madeiras coletadas de demolição ou coisas similares, elas podem conter resíduos tóxicos e não são permitidas por lei.


Opte por madeiras menos resinosas, já que a resina pode dar um amargor indesejável nas pizzas e ainda geram resíduos que dificultam a limpeza e manutenção de seu forno.

Utilize lenha seca e autorizada pelos órgãos reguladores. Certifique-se de que o teor de umidade esteja abaixo de 15% (a umidade faz com que se produza muita fuligem, alcatrão e pouca chama).

Briquetes ou Lenha Ecológica:

O Briquete, conhecido também como Lenha Ecológica, é feito a partir de resíduos de madeira altamente compactados, como: serragem, casca de arroz, palha de milho, bagaço de cana e etc. Conferindo melhor eficiência energética, maior temperatura de chama e regularidade térmica.

Há inúmeras vantagens em se utilizar a lenha ecológica (ou briguete) como combustível para seu forno a lenha. Além de ser mais barato, tem um poder de calor 2x maior do que a lenha convencional e produz menos fumaça, por ser bem mais seco do que a lenha comum.

O Briquete é produzido num tamanho padrão, vem ensacado e muito mais limpo do que a lenha. Dessa forma, consegue-se organizar melhor seu espaço e manter a higiene com mais facilidade. Somando a tudo isso, sua empresa ainda está contribuindo com o meio ambiente por usar algo ecologicamente correto e liberado pelo Ibama.






5.961 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page