top of page
Whatsapp
  • Foto do escritorEduardo Ravi Chalita

A Melhor Pizza Pede o Melhor Forno



A origem da pizza é milenar e de certa forma incerta, já que muitos povos combinaram uma cobertura de carne, queijo, vegetais e ervas sobre uma massa assada. Mas é certo que a tradição da pizza como conhecemos hoje surgiu na Itália, onde o molho dos tomates trazidos da América e ervas como o orégano começou a fazer parte do prato desenvolvendo uma identidade de sabor. A cultura da pizza floresceu principalmente em Nápoles e a pizza era um alimento das pessoas pobres. Os que tinham melhores condições adicionavam queijo a cobertura, e a pizza tinha diversos formatos.

A primeira pizza redonda criada por Rafaelle Esposito. No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam uma versão aprimorada do prato popular, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”. A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que fossem trazidos à cozinha do palácio para que preparassem uma pizza especialmente para a Rainha Margherita que foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). A Rainha gostou tanto da pizza que aquele recheio foi batizado de“Margherita”, muito apreciado até hoje no mundo todo.

Surgiu em Nápoles também a primeira pizzaria em 1830, a Port’Alba . A partir daí, a cultura da pizza se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo a partir de imigração italiana. No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. Hoje o Brasil é segundo país que mais consome pizza no mundo, sendo o estado de São Paulo responsável por mais da metade do consumo do produto. Um forno de pizza ideal proporciona agilidade na produção. Mas muito além disso interfere diretamente na qualidade da pizza. No forno a lenha, a madeira em combustão exala vapores aromáticos que se impregnam na pizza, deixando levemente defumada e com sabor único. Além disso, o controle e a estabilidade térmica dos fornos Minas Forno permitem manter a umidade e a crocância ideais da massa da sua pizza.

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page