Whatsapp
  • joseantonio010

Como assar uma pizza num forno a lenha?

Atualizado: 17 de out. de 2021

Aprenda o processo de acender a lenha, o tempo de aquecimento, a temperatura ideal e etc.





Antes de começar a assar suas pizzas, o ideal é que se acenda o forno com cerca de 30 a 45 min de antecedência (nos fornos Minas Forno), isso vai garantir que o fogo se alastre de forma homogênea por toda a parede interna e o forno se mantenha aquecido na temperatura ideal durante a reposição da lenha.

Comece separando cerca de quatro tocos de lenha, organizando-os como uma “fogueirinha”. Um toco serve como suporte ou cabeceira, sendo os demais colocados por cima perpendicularmente, com um certo espaço entre as toras, para a circulação de oxigênio e espaço para o acendedor por baixo da lenha. Posicione a madeira no canto do forno, pois a labareda deve se alastrar pelo domo do iglu de um canto a outro no interior do forno.

Não se esqueça de manter a portinhola aberta e abrir a válvula da chaminé para que oxigênio circule e o fogo permaneça aceso.

Durante a queima, é necessário administrar a reposição da lenha para manter a chama acesa e atingir a temperatura ideal de assamento das pizzas, acima de 400ºC.

Se não possui um termômetro, observe que no início a chama vai produzir uma fuligem preta no teto do forno, assim que a fuligem começar a sumir e clarear é sinal de que a temperatura está chegando no ponto ideal.

A esse ponto, o pizzaiolo está pronto para usar toda a sua criatividade! Sua pizza deve assar em cerca de 1:30 min, com uma deliciosa textura crocante e um sabor defumado inigualável produzido pela queima da lenha.

863 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(11)  4352-6051