Saiba quais são os prós e os contras de cada opção.
Está pensando em melhorar a qualidade de suas pizzas, agilizar a produção e deixar seus clientes ainda mais satisfeitos? Nesse caso, talvez se depare com a pergunta: Qual é o tipo de forno ideal para minha pizzaria?
Vejamos os tipos de fornos disponíveis e alguns prós e contras, que vão ser de ajuda para que faça a melhor escolha de acordo com o perfil de seu negócio.
Forno a lenha:
O grande diferencial desse tipo de forno, é o sabor peculiar que a queima da lenha gera na pizza. A madeira exala aromas que acabam se impregnando nela, consequentemente ela fica mais apetitosa e cheirosa, possibilitando que esse aroma se espalhe também no ambiente. O sabor também muda de acordo com o tipo de lenha utilizada.
São construídos em alvenaria, com mantas, tijolos e placas refratárias em formato iglu. Atingem temperaturas acima de 380º, mantendo a média de 500º, o que garante a crocância da pizza. Os materiais refratários e o formato iglu do forno a lenha, possibilitam que o calor se distribua de maneira uniforme e não escape para o ambiente, preservando o clima do local de trabalho. É necessário administrar a queima da lenha durante todo o processo para garantir que a temperatura se mantenha estável durante o assamento da pizza.
Não existem pizzas iguais às assadas em um forno a lenha!
Forno de pizza a gás:
Hoje em dia, conseguimos construir fornos com as mesmas especificações de alvenaria refratária, porém, utilizando queimadores a gás. São inúmeras as vantagens desse tipo de forno.
Os fornos a gás são mais fáceis de se manter limpos, e conseguem atingir as altas temperaturas mais rápido. Podendo também ser controlados por painéis eletrônicos, o que facilita para o profissional pizzaiolo administrar a temperatura interna. A eficiência energética pode resultar em economia na produção. Evita-se também a fuligem gerada pela fumaça, sendo o gás um combustível mais barato e fácil de se encontrar em comparação com a lenha. Já que precisa ser certificada e de qualidade, lembrando também, que ainda se poupa o espaço necessário para estocagem da lenha.
Forno a lenha e a gás, ou, Forno Flex:
Você fica livre para escolher o melhor de acordo com suas circunstâncias e preferências. Podendo alternar entre os dois tipos de combustíveis, ainda desfruta das vantagens que cada um oferece e acaba agradando a todo tipo de clientes.
A Minas Forno produz forno profissionais de alta performance e eficiência energética. Podendo ser a lenha, gás, flex e com piso giratório.
Commenti